Tecnologia

Hotel tem fachada interativa que alerta sobre a poluição do ar


Você está lendo: Hotel tem fachada interativa que alerta sobre a poluição do ar

Hotel em São Paulo modifica a fachada conforme qualidade do ar e do som.

A fachada do hotel WZ Hotel, na Avenida Rebouças, região central de São Paulo, muda de cor de acordo com os sons da rua e a qualidade do ar. E ainda pode interagir com o público, que tem como mudar a iluminação usando um aplicativo disponível para celular e tablet, o App WZ Hotel Luz.

Andre_Klotz_WZ_5

O sistema funciona com sensores de ruído e poluição. Eles captam essas informações e mandam para um computador. Através desses sensores instalados no prédio, buzinas, sirenes, barulho de carros, ônibus e do vento são detectados e promovem a mudança de coloração do prédio. A fachada fica avermelhada se o ar está muito poluído. Se a qualidade do ar melhora, as cores mudam para verde, roxo, azul e laranja. As formas também variam, graças a 4 mil lâmpadas de LED espalhadas pela fachada.

Hotel-WZ-Jardins-70_01

O projeto é do arquiteto Guto Requena, que diz que o edifício é um convite para pensar sobre o futuro da cidade.

O objetivo deste projeto é que as pessoas possam interagir com as fachadas da cidade tornando-as coloridas e alegres, além de alertar sobre os problemas de poluição em uma cidade que mais de 8 milhões de carros circulam todos os dias.

pdt_mos_12002

WZJardins_destaque