Gastronomia

A cerveja feita com sobras de arroz do lounge da Japan Airlines


Você está lendo: A cerveja feita com sobras de arroz do lounge da Japan Airlines

Para velocidade de serviço, os lounges dos aeroportos das companhias aéreas normalmente contam com opções de alimentação em estilo buffet, juntamente com opções à la carte. É claro que a desvantagem de preparar toda essa comida com antecedência é o desperdício.

Após visitar os salões e cozinhas da Japan Airlines (JAL), um cervejeiro artesanal de Yokohama percebeu que uma das sobras seria relativamente fácil de desviar do fluxo de resíduos: as de arroz.

Lançada recentemente, a Japan Arigato Lager é uma Cold IPA com ‘corpo leve e sabor acentuado’, feita pela Utage Brewing com arroz cozido proveniente das sobras do lounge internacional da JAL no Aeroporto de Narita, ingrediente que de outra forma teria sido descartado.

Longe de ser um projeto único, a reciclagem de ingredientes “resíduos” é, na verdade, o foco principal da cervejaria. A Japan Arigato Lager nasceu do JAL Wingman Project, um concurso de negócios organizado pelo JAL Innovation Lab para descobrir oportunidades para impulsionar os esforços de sustentabilidade da companhia aérea. 

A controladora da Utage Brewing, Beer the First Co., Ltd., venceu a competição e começou a fermentar as sobras de arroz da JAL e atualmente, a companhia aérea está vendendo a cerveja no JAL Mall, em lojas selecionadas no Japão e, claro, no Lounge de Primeira Classe da JAL no Aeroporto de Narita.

O produto é uma ferramenta legítima para conscientizar os consumidores sobre o desperdício de alimentos e as preocupações ambientais relacionadas.

Uma lata de cerveja de arroz no saguão de um aeroporto pode ser uma pequena e amigável ação que pode desencadear inúmeras outras iniciativas para mudar o pensamento de uma pessoa sobre como seus hábitos impactam um planeta em rápido aquecimento.

Confira mais detalhes aqui.