Tecnologia

Dalí Museum permite que visitantes transformem seus sonhos em arte


Você está lendo: Dalí Museum permite que visitantes transformem seus sonhos em arte

A tecnologia presente em uma mostra do The Dalí Museum tem encantado muitos visitantes.

Parte de uma nova exposição chamada Dream Tapestry pede aos presentes que descrevam um sonho recente ou recorrente e usando o sistema DALL·E de conversão de texto em imagem da OpenAI, a instalação dá vida a essas descrições em pinturas de Dalí. 

A imagem dos sonhos de cada visitante é combinada com as dos outros para formar uma obra de arte composta que é exibida em uma tela de 3,6 metros. 

No site do museu é possível ver descrições de sonhos, pinturas individuais e colagens resultantes.

A exposição Dream Tapestry foi desenvolvida pelo The Dalí Museum em colaboração com Goodby Silverstein & Partners, Minds Over Matter e OpenAI.

As ferramentas digitais cada vez mais sofisticadas e acessíveis aplicadas aos espaços, como inteligência artificial  generativa, não apenas abrem novas galáxias para expressão individual, mas também oferecem maneiras de se conectar com outras pessoas.

Mesmo antes da pandemia, a solidão e a ansiedade social estavam aumentando, em parte devido ao declínio nas interações offline. Ao literalmente misturar os sonhos de diferentes pessoas, o museu vem criando vínculos entre estranhos que compartilham um espaço de galeria. 

E você, já pensou em como sua marca pode empregar novas tecnologias para criar uma experiência comunitária para o público?