Viagens

Ilha do Mel realiza ações para se tornar ilha turística inclusiva


Você está lendo: Ilha do Mel realiza ações para se tornar ilha turística inclusiva

Com a intenção de transformar o tradicional destino de viagem paranaense em uma ilha turística inclusiva do Brasil, moradores da Ilha do Mel responsáveis por estabelecimentos comerciais, restaurantes e receptivos participaram de uma capacitação para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur), em parceria as ONGs Onda-Autismo (Organização Neurodiversa dos Direitos do Autista) e Ico Project, e com apoio Governo do Paraná, através das secretarias do Turismo (Setu), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Prefeitura de Paranaguá.

Durante dois dias, os participantes acompanharam diversas palestras de representantes das entidades organizadoras. 

Para além da capacitação para receber as pessoas autistas segundo a lei e também de maneira respeitosa e inclusiva, também foi falado sobre acessibilidade arquitetônica e atitudinal para receber toda a comunidade autista. 

Outro tema tratado foi sobre a carteira do autista, que já está sendo disponibilizada de forma gratuita no Paraná, o documento permite que os autistas tenham acesso aos seus direitos com mais facilidade.

Na sequência da ação, durante todo o mês de Março de 2023, haverá uma consultoria individualizada para as empresas participantes – até o momento, já são mais de 70 estabelecimentos inscritos. 

Em 2 de Abril de 2023, Dia Mundial e Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, os participantes do projeto deverão receber selos de certificação de empresas e locais preparados para receber autistas.