Gastronomia

Iris: A aventura flutuante que envolve gastronomia e sustentabilidade


Você está lendo: Iris: A aventura flutuante que envolve gastronomia e sustentabilidade

Já imaginou começar o dia navegando pelas águas misteriosas do fiorde de Hardanger, tendo como destino final um restaurante incrível? Foi pensando em oferecer uma experiência surpreendente aos visitantes que o Iris foi idealizado.

O restaurante fica dentro do Salmon Eye, um lugar dedicado a mostrar como é possível produzir frutos do mar de maneira mais ecológica.

A responsável por esta verdadeira revolução culinária é a chef Anika Madsen, uma dinamarquesa cheia de talento e paixão pela comida. Desde seus 17 anos, Anika esteve presente na cena gastronômica de Copenhague, e agora, brilha no Iris. 

Sua missão é enfrentar os desafios globais da indústria alimentar – como garantir o fornecimento sustentável e a melhor qualidade possível dos ingredientes –  e por isso, o Iris não serve um simples menu, mas sim uma história deliciosa que leva os visitantes à uma viagem pelo sistema alimentar mundial. 

O local oferece duas sessões diárias com 18 pratos cronometrados e a jornada começa na casa de barcos da chef Madsen, onde os convidados são recebidos com um lanchinho antes de embarcar em uma experiência subaquática.

Com ingredientes locais e sazonais, a chef usa e abusa dos frutos do mar noruegueses. Cada prato é uma ode à sustentabilidade e a inovação, além disso, o lugar conta com uma estrutura em forma de esfera que emerge do lago como um submarino estiloso. As janelas curvas mostram uma paisagem de tirar o fôlego, e as mesas dão um toque sofisticado ao ambiente.

Ah, e vale citar que o Iris é firme na sua proposta de descontração e não exige um código de vestimenta formal. Então é só ir à vontade, aproveitar a atmosfera única e curtir o espetáculo!