Gastronomia

Restaurante pop-up serve apenas pratos com insetos


Você está lendo: Restaurante pop-up serve apenas pratos com insetos

Os insetos têm muito potencial como fonte de alimento. É o que acredita uma empresa sediada na África do Sul, a Gourmet Grubb, que produz sorvetes gourmet feitos a partir de uma alternativa à base de insetos – e livres de açúcar e carboidrato.

Desde junho, eles estão operando com um projeto de comida pop-up na Cidade do Cabo para tornar o conceito mais acessível ao público: The Insect Experience, onde os pratos com insetos são apresentado com o mesmo cuidado e precisão de qualquer iguaria gourmet.

Criar alternativas viáveis para o consumo de proteínas, de forma sustentável e ética, é um dos desafios mundiais da área de alimentação. As plantas e vegetais estão na onda da tendência, mas os insetos também são uma fonte ainda pouco explorada. Existem mais de 1.900 espécies de insetos comestíveis conhecidas e consumidas em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Insetos comestíveis são incrivelmente saudáveis. Eles são ricos em proteína de qualidade, são ricos em ferro e zinco, também ricos em fibras e têm um perfil de gordura saudável. Em outras palavras, insetos comestíveis são perfeitos como fonte sustentável de alimento.

Ainda visto como um ingrediente incomum em algumas partes do mundo, comer insetos não é novidade. Aproximadamente 2 bilhões de pessoas consomem insetos globalmente. Eles são consumidos principalmente em partes da Ásia, África e América Latina e sempre foram incluídos em dietas humanas.

Mas o interesse mais amplo na entomofagia – o consumo de insetos por humanos – está crescendo à medida que a demanda global por alimentos sobrecarrega os recursos. E os chefs estão incorporando-os em pratos criativos.

O restaurante pop-up foi originalmente programado para fechar até o final de agosto, mas ele deve ficar aberto até meados de 2020, possivelmente surgindo a cada poucos meses em novos locais.